Mediante a narrativa dos entrevistados, compreendemos que ao se referir a um bairro, muito mais que falar da sua localização e de seus possíveis atrativos, temos uma importante e relevante característica que se destaca: a figura de cada habitante, que forma uma identidade que se personifica ano após ano, a despeito das várias transformações sofridas pelo bairro.
O Luís falou no âmbito
geral sobre as transformações e desenvolvimento da Mooca como um bairro na
cidade e a Graça já falou dessa mudança no âmbito da rua, da igreja, do convívio e das relações com as pessoas.
A paixão da Graça pelo bairro da Mooca é tão evidente quando ela conta a sua história de intensa participação no grupo de jovens da Igreja San Rafael, e também o fato de morar muito próximo ao Estádio do Juventus, inclusive faz questão de destacar que o próprio Pelé falou que um dos gols mais bonitos de sua carreira ele fez no estádio do Juventus.
Em seguida, também comenta sobre a transição das comemorações do bairro do mês de outubro, quando a Mooca comemorava mais de 100 anos de existência e a partir de 1993, começaram a comemorar o aniversário sempre no mês de agosto, pois estudos relatavam que a Mooca foi fundada há mais de 400 anos.
Assim, as famílias foram
acompanhando o crescimento como que sendo envolvidas (engolidas) por esses
movimentos que por sua vez seguiam o enorme desenvolvimento da cidade de São
Paulo.
Fazendo uma associação, é
como um caracol ao contrário de fora para dentro. O mundo se desenvolve por
consequência o país, a cidade e chega até os bairros.
Associando com o blog, é possível fazer uma comparação entre os bairros, como, quanto e quando eles foram acompanhando as transformações do mundo. Há a possibilidade de verificar como todos com suas histórias diferentes de crescimento seguem por caminhos diversos, uns desenvolveram a gastronomia, outros as áreas verdes, outros as ruas, pavimentações ou ainda os grandes edifícios comerciais ou residenciais com grandes shoppings ou simplesmente mantiveram pequenos comércios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário